RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Meu ex-colega Joaquim

Joaquim Barbosa em 1973 no time da Gráfica do Senado

Acabo de ler na Folha que o grande Joaquim Barbosa ingressou na Universidade de Brasília em 1975, mesmo ano que eu também entrei. Embora em cursos diferentes - ele fazendo Direito e eu Economia - frequentamos a mesma ala sul do "Minhocão", reservada à área de Humanas.

Depois de tanto tempo, não me lembro de de tê-lo visto algum dia, mas certamente nos cruzamos várias vezes nos corredores do Minhocão (prédio comprido da UnB onde ficam as salas de aula), na Biblioteca ou no Bandejão. Afinal, a vida universitária demandava tempo quase integral no campus.

Sem falar que as disciplinas comuns nos primeiros semestres indicam uma grande possibilidade de termos sido colegas de classe. Quem sabe não fizemos juntos "Introdução ao Direito, à Administração ou à Economia"?

Tempo que passou, muita água que rolou por baixo da Ponte Velha, e não é que meu ex-colega de universidade acabou se tornando presidente do Supremo Tribunal Federal?

Caso o acaso tivesse nos aproximado naqueles tempos de entradas e bandeiras, estaria hoje - quem sabe? - novamente em Brasília assistindo à posse do amigo ilustre e supremo.

Alheio a toda essa história, sempre gostei do ministro que teve o topete - mesmo sem o ter - de relatar a condenação da turma mensaleira do Zé Dirceu, o próprio inclusive (e principalmente).

Agora, ciente da nossa proximidade em bancos escolares, tenho o maior orgulho de pensar que já fui, um dia, colega do Joaquim.

Publicado no Resende Afora.

Share

2 Comments:

At 24/11/12 04:10, Blogger Norival R. Duarte said...

Pô, Otacílio!

Teve colegas dele que vieram da França e dos EUA para a sua posse.

E você, tão perto dele...

Grande abraço.

 
At 24/11/12 12:01, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Pois é, Norival, infelizmente só soube do meu "coleguismo" em cima da hora...

Grande abraço pra você também!

 

Postar um comentário

<< Home