RA completa 13 anos no AR

domingo, 11 de novembro de 2012

Crise obriga 'El País' a demitir e cortar salários

Da Folha de S.Paulo

O jornal espanhol El País publicou neste domingo um longo texto afirmando, entre outras coisas, que os cortes de salários e pessoal que implementará em breve não comprometerão sua independência editorial. "O 'El País' tem sido, desde o início, uma obra coletiva, com lideranças e orientações bem definidas. Assim vai continuar sendo, apesar da dureza e dificuldade dos tempos correntes."

No texto, o jornal culpa a crise econômica e as quedas na publicidade e na circulação pelo fato de que lucrará € 200 milhões a menos do que em 2007, apesar de os custos operacionais e o número de empregados terem permanecido estáveis. Afirma que os cortes serão "dolorosos", mas que as demissões na Redação ficarão em 129, e não 149, como fora anunciado anteriormente, o que equivaleria a um terço do quadro de funcionários.

"Pela primeira vez em sua história, o 'El País' anunciou perdas, e as previsões do setor para o ano que vem seguem sendo mais que preocupantes", afirma. "Diários de referência em todo o mundo, como o 'New York Times', o 'Monde' e o 'Guardian', experimentam idênticas tendências e têm sofrido cortes salariais e de pessoal similares aos anunciados pelo 'País'."

Editado e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home