RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 21 de março de 2012

Chorume de Resende invade o Planeta Terra


O jornal O Globo amanheceu ontem nas bancas com uma matéria de seis páginas - publicada no suplemento Planeta Terra - sobre a transferência de 60 mil litros de chorume (líquido poluente produzido por lixões) de Volta Redonda para Resende.

Para os resendenses, no entanto, a história já era conhecida desde meados de janeiro, quando o jornal Beira-Rio flagrou um caminhão-tanque descarregando grande quantidade de chorume na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Morada do Contorno.

Depois da denúncia publicada no jornal, iniciou-se um acalorado debate nas redes sociais sobre o assunto, que já rendeu até uma ação civil pública impetrada, semana passada, pela ONG Instituto Agulhas Negras contra a concessionária Águas das Agulhas Negras e as prefeituras de Resende e Volta Redonda.

Enquanto isso, os responsáveis pela transferência do chorume tentam justificar a operação, alegando que o volume trazido de Volta Redonda é muito pequeno (apenas 7%) para a capacidade da estação de tratamento de Resende. Além disso, afirmam também que, misturado ao efluente doméstico, o produto não causaria nenhum dano ao meio ambiente ou às pessoas.

De concreto, até agora, apenas a demissão de um eletricista da ETE Morada do Contorno, Junior Cesar Nogueira - que revelou detalhes da operação à imprensa - e as multas aplicadas pela Agência de Saneamento de Resende (Sanear) e pela Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) à concessionária Águas das Agulhas Negras.

Detalhe: tanto a Sanear, quanto a Amar, alegam que só tomaram conhecimento do acordo de transferência do chorume feito entre a prefeitura de Volta Redonda e a Águas das Agulhas Negras depois que o assunto foi divulgado pela imprensa.

O que é chorume

De acordo com a Wikipédia, o chorume é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos nos lixões.

Esse líquido pode atingir os lençóis freáticos, de águas subterrâneas, poluindo esse recurso natural.

A elevada carga orgânica presente no chorume faz com que ele seja extremamente poluente e danoso às regiões por ele atingidas.

Escrito e publicado no Resende Afora.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home