RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A réplica de uma lenda passeando por Resende




Fotos feitas no dia 12/11 às 10:19

O Porsche 550 Spyder - primeiro carro de corridas da montadora alemã - foi fabricado entre 1953 e 1956 e se tornou lenda depois da morte de James Dean em 1955.

O ator de 24 anos pilotava o seu "Pequeno Bastardo" rumo à cidade de Salinas, na Califórnia - onde ia disputar uma corrida -, quando foi atingido por um Ford Custom Tudor 1950 em um cruzamento da estrada.


James Dean e o 'Little Bastard' poucas horas antes do acidente fatal

Publicado no Resende Afora.

Share

2 Comments:

At 22/11/11 11:10, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito de ler esse post. Interessante notar a evolução das normas de segurança. Na foto, o carro de Dean não possui Santo Antônio, já na atual réplica é visto tal recurso, que funciona também como encosto de cabeça, importante para evitar fatais efeitos chicote. Já popularizado o encosto de cabeça em carros de passeio, tem evidenciado agora, mortes por efeito chicote em carros atingidos sem muita gravidade na lateral, a única salvaguarda é o air bag tipo cortina, que já começou a se popularizar no Brasil.

Aurélio.

 
At 24/11/11 12:27, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Pois é, grande Aurélio, além da ausência de itens de segurança (naquela época não se usava nem cinto!), o Porsche 550 tinha carroceria de alumínio.

Por isso, ele foi quase totalmente destruído pelo Ford Custom Tudor, um carro alto, robusto e pesado.

O acompanhante de James Dean (um mecânico da Porsche) foi atirado para fora do carro, mas conseguiu sobreviver.

 

Postar um comentário

<< Home