RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pra não dizer que não falei das árvores...










Fotos feitas no dia 02/11/2009 e publicadas no dia 04/11/2009

O corte das árvores do retão da Via Dutra em Resende começou há quase dois anos, sem gerar, na época, nenhum protesto significativo, como a interrupção do trânsito na rodovia por manifestantes munidos de faixas reinvidicatórias ou um abraço simbólico nas prováveis vítimas das motosserras.

Houve, de fato, uma breve batalha judicial entre a prefeitura de Porto Real e a concessionária NovaDutra, referente ao trecho imediatamente anterior ao retão.

No entanto, argumentando que o corte era uma medida preventiva contra possíveis acidentes causados pela queda das árvores na estrada, a NovaDutra retomou os trabalhos respaldada em autorizações ambientais emitidas pelo Ibama e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Sobre uma necessária compensação ao corte das árvores nos trechos que atravessam Porto Real e Resende, a NovaDutra comprometeu-se a plantar novas árvores no Parque Natural Municipal Jardim Jurema, no município de São João de Meriti.

- Mas o que tem a ver São João de Meriti com Porto Real ou Resende? - muitos perguntaram e continuam sem resposta até hoje, mesmo depois de um ofício da ONG Crescente Fértil ser encaminhado ao Ministério Público Federal.

Do final de 2009 para cá, a NovaDutra continuou cortando as árvores do retão de Resende - primeiro, no canteiro central; depois, nas margens - e agora chega ao bairro de São Caetano, que está sendo palco, no momento, de manifestações infelizmente tardias contra o corte.

Se toda essa mobilização de moradores, estudantes e políticos tivesse acontecido dois anos atrás, talvez ainda tivéssemos hoje essa bela e inesquecível visão da "nossa" estrada:


Foto feita no dia 29/06/2009 às 18:14

Publicado no Resende Afora.

Share

4 Comments:

At 9/9/11 22:57, Blogger Celso Dutra said...

A Amar (Agência do Meio Ambiente de Resende) já solicitou ao Ministério Público Federal que apure os casos ocorridos na cidade e determine que a cada árvore cortada, dez novas árvores sejam plantadas dentro do território de Resende. Segundo a assessoria jurídica da agência, o ofício contendo estes pedidos foi emitido no último dia 18 de julho, quando algumas árvores foram cortadas nas proximidades da divisa de Resende com o município de Porto Real.
No documento, a Amar ainda lamentou não ter sido informada pela Nova Dutra a respeito dos cortes, os quais, segundo a concessionária, estão autorizados pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e o Inea (Instituto Estado do Ambiente). Outros procedimentos estão sendo analisados pela Amar visando fazer com que a medida compensatória, ou seja, o plantio de novas árvores aconteça em Resende, e não em São José do Meriti, conforme divulgou a Nova Dutra.

 
At 16/11/12 00:04, Blogger Dé Stutz said...

Pois é... agora que já cortou... que Brasil é esse, meu Deus?

 
At 9/1/20 09:21, Blogger Carla Pizao. said...

CAMBADAS DE FILHOS DAS PUTAS!!!!!!!! CANALHADA DO ESGOTO DO INFERNO!!!!!!!! SE EU SOUBESSE JAMAIS TERIA DEIXADO!!!!!!!! QUE HORROR!!!!!!!! TEM QUE PICOTAR AS MÃOS DESSES MERDAS, FORA!!!!!!!! PRA NUNCA MAIS ASSASSINAREM OU MUTILAREM ÁRVORE NENHUMA!!!!!!!!!!!!!!!! CAMBADA DE FILHOS DO RABO DE SATANÁS!!!!!!!!

 
At 5/11/23 21:57, Anonymous Anônimo said...

Caso não divulgado au público mais com certeza foi um grave acidente com a queda de uma dessas alvores.

 

Postar um comentário

<< Home