RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Roubando raios


Foto feita sábado às 18:22

Raios estão entre as coisas mais difíceis de fotografar. Os motivos são vários, a começar pela máxima de que dois raios nunca caem no mesmo lugar. Isso significa que o fotógrafo ladrão de raios nunca sabe onde os ditos cujos cairão. Você aponta a câmera para um lado e eles caem do outro.

Outra dificuldade é que raios são rápidos como raios! Se o fotógrafo apertar o botão de disparo no momento em que a descarga elétrica corta o céu, o raio já sumiu. Passei muitas horas da minha vida tentando antecipar a aparição de um raio e nada. É tudo questão de segundos. Quando você vê, já foi. Só dá tempo de pensar: perdi!

Sábado passado foi assim. Por volta das 18 horas, começou a se formar uma grande tempestade lá pelos lados da serra de Itatiaia. Os raios caiam de segundo a segundo e eu ocupei rapidamente o meu posto de observação junto à janela da sala. A câmera apontada para a serra, o dedo nervoso no disparador na expectativa do tiro certeiro.

Foram mais de 200 fotos em meio a relâmpagos e trovões, variando os ângulos de tomada e o zoom da lente na esperança de registrar, pelo menos, um raio com toda sua força e nitidez. Até que a tempestade passou e eu encerrei os trabalhos com a certeza de que não havia conseguido absolutamente nada. Tanto que nem tive pressa de descarregar as fotos no computador.

Horas depois, tarefa cumprida, procurava alguma coisa interessante para postar nas Imagens de Sábado quando, de repente, aparece no monitor a foto que vocês estão vendo aí em cima. O susto foi tão grande que saí andando pela casa repetindo mentalmente: sou um ladrão de sorte, sou um ladrão de sorte, sou um ladrão de sorte!

Já havia experimentado essa alegria antes (outro dia mesmo publiquei uma foto de um raio caindo no centro da cidade), mas das outras vezes eu sabia antecipadamente do sucesso da empreitada. Agora não. Foi uma grande surpresa. E foram tantos raios que tentei roubar que, para ser sincero, nem me lembrava desse que caiu bem próximo aqui de casa.

Coisas da fotografia. Quando se está no lugar certo, na hora certa e, claro, com a câmera na mão pronta para disparar, tudo pode acontecer. Até mesmo, quem sabe, dois raios cairem exatamente no mesmo lugar.

Share

4 Comments:

At 8/2/10 13:16, Blogger Godrius said...

Aproveita a maré de sorte e passa numa lotérica.
A Mega Sena tá acumulada em mais de 20 milhas!

Grande abraço e boa semana pra você.

Rodrigo

 
At 8/2/10 14:36, Anonymous Anônimo said...

Também acho, Otacilio.
Quem sabe você acerta na Mega Sena e aí talvez eu até entre na bolada.
Hein?
Abraços,
Acácio.

 
At 8/2/10 15:23, Blogger Otacílio Rodrigues said...

É, acho melhor seguir o conselho de vocês. O problema é que, de acordo com uma estatística divulgada ontem no Fantástico, há 200 vezes mais chance de um raio cair na cabeça de alguém do que acertar na Mega Sena...
Grande abraço duplo!

 
At 9/2/10 09:24, Anonymous Anônimo said...

ô loco mêêu...

 

Postar um comentário

<< Home