RA completa 13 anos no AR

domingo, 28 de fevereiro de 2010

As contradições de Lula

Excelente artigo publicado no El País anteontem (26) sobre as duas caras do nosso (?) presidente quando se trata de política externa.

Como o texto é longo, selecionei apenas alguns parágrafos que considero essenciais. O resto da matéria (ou seja, o texto integral), acabo de publicar no meu, no seu, no nosso Guardaletras, que pode ser acessado aqui.

A morte do dissidente cubano Orlando Zapata poucas horas antes da chegada de Luiz Inácio Lula da Silva a Havana deixou patentes as contradições da diplomacia brasileira na hora de pressionar, como potência regional que é, a favor da proteção dos direitos humanos ou das liberdades civis.

Lula foi capaz de fechar suculentos acordos comerciais com Havana e ao mesmo tempo ignorar o pedido da dissidência para interceder junto aos irmãos Castro - "Lula faz negócios sobre os cadáveres", dizia ontem uma tribuna do jornal "O Estado de São Paulo".

O mesmo ocorre com a Venezuela, onde a influência que Lula exerce sobre Chávez nunca serviu para aliviar a situação da oposição em Caracas. Brasília gritou devido à permissividade da Colômbia para o uso de suas bases aéreas por parte dos EUA, mas nada disse sobre a iminente compra de armas russas pela Venezuela.

No recente conflito em Honduras, Brasília teve a primeira oportunidade de demonstrar sua influência fora da América do Sul. Mas a crise saiu do ponto morto depois da intervenção dos EUA. No Haiti, as tropas brasileiras têm o comando da primeira missão da ONU a cargo de forças latino-americanas. Mas depois do terremoto foi a Casa Branca que mobilizou milhares de soldados para organizar a chegada da ajuda humanitária.

Por enquanto, os resultados da política externa brasileira se destacam mais pelos empréstimos do banco de desenvolvimento BNDES ou pelos investimentos da Petrobras e da construtora Odebrecht do que pela defesa das liberdades na América Latina.

Share

2 Comments:

At 28/2/10 16:34, Anonymous Anônimo said...

...E ainda dizem que "ele" é "o cara". Quando será que o povo vai descobrir que o presidente de qualquer nação não manda em nada no país: apenas exerce o mandato outorgado pelo povo para executar o que determinar o respectivo Congresso por mais corrupto que seja?...
Pura falta de cultura do povo.
Abaços.
Acácio

 
At 28/2/10 16:57, Blogger Otacílio Rodrigues said...

Isso, isso, grande Mestre! Quem manda, de verdade, no Brasil é o pior do PT mais o pior do PMDB.

Enquanto isso, o presidente vive pra lá e pra cá no Aerolula falando besteira, que é que ele sabe fazer de melhor (ou de pior).

Grande abraço!

 

Postar um comentário

<< Home