RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aneel multa Light por apagões no Rio de Janeiro

Do msn.seu dinheiro

Por conta de interrupções no fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro, ocorridas entre novembro de 2009 e janeiro deste ano, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) multou em R$ 9,5 milhões a concessionária Light. A empresa tem dez dias para recorrer.

A multa foi aplicada de acordo com a Resolução 63/2004, que estabelece os critérios para penalizar as empresas que ultrapassam os limites dos indicadores da agência. De acordo com o documento, a multa é de até 1% do faturamento anual da empresa.

Esse valor é recolhido para compor a Conta de Desenvolvimento Energético. Além da multa, a concessionária ainda deve efetuar as correções necessárias para sanar eventuais problemas no fornecimento.

Porém, desde janeiro deste ano, as multas estão extintas e o que vigora é a compensação direta ao consumidor. Caso a agência verifique interrupções no abastecimento, a concessionária deverá dar desconto na conta de todos os consumidores que atende, independentemente se ele foi prejudicado ou não pela interrupção.

Pelas contas da Aneel, a cada duas horas de interrupção, cerca de R$ 3,00 devem ser descontados. As novas regras foram aprovadas em dezembro do ano passado.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home