RA completa 13 anos no AR

sábado, 12 de dezembro de 2009

Eternamente jovem


Do JB Online

"Compus esta música pensando um um de meus filhos sem querer ser sentimental demais", escreve Dylan em suas memórias. "Os versos vieram a mim, verteram num minuto."

Composta em 1974, Forever Young marcou gerações e inspirou um jovem ilustrador, que soube transformar a bela letra da canção em livro infantil de título homônimo, publicado pela Martins Fontes.

O livro é uma transcrição exata da música que ganha dimensões únicas com as imagens. A canção clássica dá o recado para crianças e adultos: manter o espírito jovem mesmo quando as circunstâncias parecem difíceis. O livro conta a história de um garoto que, como Dylan, sonha em ser cantor folk e viver em uma mundo mais justo e sem guerras .

Quem é fã sabe

O talento de Paul Rogers se traduz em desenhos de estilo simples, mas cheio de personalidade e de pequenos detalhes que o próprio ilustrador revela ao final do livro - mas não todos para não perder o gostinho da descoberta. Há referências marcantes às décadas de 60 e 70, como ícones da música, escritores da geração beat, livros e discos que influenciaram Dylan, além de elementos peculiares que só quem é fã conhece.

Paul Rogers conta que ouviu com atenção cada álbum de Dylan enquanto criava as ilustrações para o livro. "Tive tempo para pensar nas pessoas que lhe serviram de inspiração e em como sua música inspirou tanta gente", escreve numa nota do volume.

O ilustrador americano prova que ouviu e ouviu muito bem toda a obra de compositor e cantor a partir de sutis detalhes: o grande Woody Guthrie, importante influência para Dylan; o Café Wha?, onde tocou pela primeira vez quando chegou a Nova York; um ambulante que vendia discos numa bicicleta adaptada na 4th Street nos anos 60; o notável cartaz de Milton Glaser para Bob Dylan's greatest hits (1967); a presença de Martin Luther King Jr., Albert Einstein, John Lennon, Paul McCartney e outros em uma manifestação pela paz.

Um livro para se ouvir lendo ou ler ouvindo? Rogers dá a sugestão: "Pegue alguns álbuns de Dylan, sente-se, ouça a canção, folheie o livro e veja o que consegue encontrar".

Dica natalina do RA: "Forever Young" está sendo vendido a R$ 39,80 e pode ser comprado aqui.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home