RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O lixo de Resende...




... e o exemplo de Piraí

A segunda edição do RJTV de hoje destacou que a Prefeitura de Piraí vai punir os cidadãos que colocarem lixo nas vias públicas fora do horário de recolhimento. A primeira autuação terá caráter apenas educativo, obrigando o infrator a assistir uma palestra sobre educação ambiental. Em caso de reincidência, serão emitidas multas que variam de R$ 450,00 a R$ 9.000,00.

A logística da limpeza é simples: os caminhões de lixo obedecem a um horário rígido, que é divulgado para a população. Se por algum motivo não for possível colocar o lixo - devidamente acondicionado - para fora de casa na hora da coleta, o cidadão deverá mantê-lo guardado até o dia seguinte. Em locais de maior produção de resíduos (lojas, indústrias, etc) os caminhões passam duas vezes ao dia. Nas áreas estritamente residenciais, a coleta é feita uma única vez.

E como descobrir os infratores? Mais uma vez, muito simples, como ensina a Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Piraí, Sheila dos Santos Valle: vasculhando o lixo, que sempre contém pistas seguras da sua procedência (envelopes rasgados com nome e endereço, papéis timbrados, caixas com logomarcas, etc).

Agora, a tradicional pergunta que não quer calar: alguém em Resende já foi multado por deixar lixo na rua durante horas ou, mesmo, de um dia para outro, atraindo a atenção de catadores e de cachorros que deixam tudo espalhado pelo chão? Por outro lado, a prefeitura já divulgou os horários de coleta? Em caso afirmativo, esses horários são cumpridos todos os dias?

Acho que está na hora das nossas autoridades se inspirarem nas medidas que deram resultado em outras cidades e - por que não? - copiá-las para o bem estar de todos.

A contribuição do RA é não deixar o assunto passar despercebido em meio às notícias televisivas. A obrigação da prefeitura é tomar as devidas providências para nos livrar da visão diária de cenas como as registradas nas fotos acima.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home