RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 16 de junho de 2009

Alunos da rede municipal de Piraí terão laptops


Matéria do IDG Now! (editada pelo RA)

A partir do segundo semestre de 2009, a maioria dos 6,2 mil alunos dos 21 colégios municipais da cidade fluminense de Piraí receberão os laptops Classmate PC, da fabricante brasileira Positivo.

Acabam de ser comprados 5,5 mil laptops que se somarão a outros 700 que já fazem parte da rede de ensino, herdados do teste realizado pelo projeto UCA (Um Computador por Aluno) em colégios municipais.



A aquisição dos PCs portáteis faz parte do Piraí Digital, projeto iniciado em 2005, que cobriu os 550 metros quadrados do município com banda larga sem fio. A prefeitura afirma que a cidade será a primeira no mundo a entregar laptops a todos os seus alunos do ensino público municipal.

O projeto consumiu investimento de 5,28 milhões de reais, com 4 milhões de reais fornecidos pelo Governo Federal e 1,28 milhão de reais de verbas da prefeitura de Piraí. Segundo a Intel, parceira do projeto, cada Classmate PC foi vendido por 700 reais.



Os modelos entregues são a versão 2.0 do laptop educacional da Intel, com chip Atom N270 de 1,6 GHz, 256 MB de memória, 8 GB de armazenamento, webcam embutida e tela de cristal líquido de 8,9 polegadas. Todos eles são equipados com softwares de código aberto, como o sistema operacional Linux.

Pitaco do RA: Finalmente, uma boa notícia em relação ao Estado do Rio de Janeiro. Mas não podemos esquecer que o projeto UCA foi lançado pelo governo federal em junho de 2005 (o RA tinha apenas um mês de vida) prometendo laptops a U$ 100. De lá para cá - tal e qual o PAC -, pouca coisa saiu do papel, exceção honrosa feita a Piraí, que vem realizando um vitorioso e premiado trabalho de inclusão digital nas escolas municipais. Que sirva de exemplo para Resende e muitas outras cidades fluminenses.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home