RA completa 13 anos no AR

domingo, 29 de março de 2009

Peugeot derruba presidente da PSA

Do UOL Carros

A PSA Peugeot Citroën decidiu neste domingo (29) destituir seu presidente, Christian Streiff, que dirigia o grupo desde fevereiro de 2007. De acordo com parte da imprensa da França, Streiff foi derrubado do cargo pela família Peugeot, que detém cerca de 30% do capital da PSA e 45% do direito de voto. Ele será substituído por Phillipe Varin, que assume em 1º de junho. Haverá um presidente interino até lá. O futuro novo chefão da PSA dirige atualmente o grupo siderúrgico Corus.

Um comunicado do conselho da PSA, presidido por Thierry Peugeot, afirma que, com as "dificuldades excepcionais enfrentadas pela indústria automotiva, se impunha uma mudança no comando do grupo". Streiff e a família Peugeot, segundo a imprensa francesa, tinham frequentes divergências sobre os caminhos a serem seguidos pela empresa.

Os recentes resultados da PSA ajudaram a derrubar Streiff. O prejuízo do grupo em 2008 foi de 343 milhões de euros (ante um lucro de 885 milhões en 2007). E, para o executivo, 2009 será provavelmente mais um ano de prejuízos. Em fevereiro último, a PSA e a Renault obtiveram um pacote de ajuda estatal de 3 bilhões de euros. Em volume de produção, a PSA é a sétima maior montadora do mundo e a segunda na Europa - perde apenas para o grupo Porsche, que inclui a Volkswagen.

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home