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sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O 'New York Times' encolhe

Do Blog do Fernando Rodrigues

Enquanto o “Wall Street Journal” de Rupert Murdoch lança revista chique e gorda de anúncios, o jornal de maior prestígio no mundo, “The New York Times”, encolhe.

No final de setembro, o NYT anunciou que ia cortar o seu número de cadernos neste mês de outubro. O jornal passará a ter agora, na maioria dos dias, apenas 4 cadernos. Mais ou menos a mesma morfologia de 1997, quando com muita festa foi anunciado o aumento para seis cadernos e a impressão de fotos em cores.

O caderno de esportes será incorporado na parte final do de economia (Business), de terça a sexta. E o caderno de cidades (Metropolitan) será publicado no final do caderno A (que já tem notícias nacionais, de política, e internacionais).

Recentemente o NYT cortou um pouco mais de 100 vagas de jornalistas. O jornal deve ter hoje cerca de 1.200 jornalistas, entre repórteres, editores e correspondentes nos EUA e no exterior. É possivelmente um dos maiores do planeta em número de profissionais.

Por que há cortes? O NYT está com perda constante de receita. Em julho, a receita publicitária caiu 12% em relação ao mesmo mês do ano passado. O CEO do jornal, Arthur “Pinch” Sulzberger, enviou uma nota para os editores dizendo que “não haverá perda de conteúdo para os leitores” com o enxugamento do número de cadernos.

A ver. O NYT tem um plano para cortar US$ 130 milhões neste ano nos seus custos. E mais US$ 100 milhões no ano que vem.

Bottom line: a receita publicitária cai no jornal impresso e não sobe proporcionalmente na operação online. O NYT tem caprichado na sua versão na web, mas os anunciantes até hoje não se animaram.

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