RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bancos elevaram tarifas em até 1.150%

Do Globo Online

Uma pesquisa do portal Vida Econômica, divulgada ontem, mostra que os bancos continuaram reajustando os preços das tarifas apesar das novas regras, vigentes desde maio, que estabeleceram prazo de 180 dias para mudanças de preços. Desta vez, foram encontrados aumentos de até 1.150%.

O resultado da pesquisa surpreendeu órgãos como o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), que pretende questionar o Banco Central, a quem cabe fiscalizar o cumprimento da Resolução 3.518, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que padronizou os nomes dos serviços bancários e estabeleceu normas para reajustes a fim de tornar a cobrança mais transparente aos clientes.

O BC confirmou que tem recebido notificações de bancos sobre mudanças de preços de tarifas, e informou, por meio de sua assessoria, que tal procedimento não fere as novas normas. Segundo o BC, serviços que não haviam sido reajustados antes da publicação das novas tabelas, em 30 de abril, podem ser agora, quando passa a valer o prazo de 180 dias para novos aumentos.

- Essa interpretação vai contra o intuito da nova regulamentação, pois, se houve uma padronização, o serviço passou a ter novo nome e a ser tarifado de maneira diferente - argumenta Maria Elisa Novais, advogada do Idec.

Visto primeiro no Blog do Noblat

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home