RA completa 13 anos no AR

sexta-feira, 25 de julho de 2008

De arrepiar!








Fotos New York Times e EFE

Do UOL Notícias

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou ontem em Berlim uma mensagem de unidade ao mundo e apostou em uma maior cooperação entre Estados Unidos e Europa para derrubar os novos muros que foram sendo erguidos após a Guerra Fria. Em discurso de 25 minutos perante a Coluna da Vitória, que, segundo dados da Polícia, foi visto por 200 mil pessoas, Obama aproveitou o significado histórico de Berlim para estender todos os tipos de pontes.

"Os Estados Unidos e a Europa não podem olhar só para si mesmos, têm que estender novas pontes para uma longa cooperação, que é necessária para fazer frente aos desafios do século XXI", disse. É preciso derrubar os novos muros erguidos desde a Guerra Fria, os muros contra imigrantes ou entre muçulmanos, judeus e cristãos", exclamou, em meio à aprovação do público.

"A história demonstra que é possível, pois no passado foram derrubados muitos muros", acrescentou, para citar como exemplo o caso de Belfast, onde católicos e protestantes começaram uma nova relação, ou os Bálcãs e a África do Sul, onde "um povo corajoso" acabou com o regime do apartheid.

Obama se distanciou da política externa de George W. Bush, e apesar de não ter mencionado isso explicitamente, defendeu uma maior cooperação com a Rússia, uma luta efetiva contra a mudança climática e uma redução das armas nucleares em todo o planeta.

Ele reconheceu que os Estados Unidos nem sempre tiveram um comportamento exemplar, mas ressaltou que, desde a chegada dos primeiros colonos da Inglaterra, a idiossincrasia do país está ligada à liberdade e à defesa da dignidade humana.

Agora se trata de "construir um novo mundo" e de "demonstrar a nossos filhos que não há forma melhor de dar um exemplo que nos levantando contra a tortura e em defesa do Estado de direito, contra a discriminação racial e religiosa".

"Povo de Berlim, povo do mundo. Este é nosso momento, é nossa hora. A magnitude do resto é muito grande, mas os americanos são um povo cheio de esperança", acrescentou, para concluir dizendo: "Construamos um mundo novo".

Matéria editada pelo RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home