RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 31 de março de 2008

Ramones retornam em DVD duplo


Da Folha Online

Se você tem menos de 25 anos, certamente não teve a oportunidade de assistir a uma apresentação ao vivo dos Ramones. Para os roqueiros, isso pode ser considerado uma grave falha na formação musical. Principalmente em se tratando de um roqueiro brasileiro, já que a banda sempre foi cultuada por aqui e incluiu o país em cinco turnês.

Para corrigir essa lacuna na formação da nova geração e despertar a nostalgia na "velha guarda", chega ao Brasil o DVD duplo "It's Alive 1974-1996", uma extensa reunião de gravações de shows de toda a carreira da banda, dos tradicionais inferninhos nova-iorquinos CBGB e Max's Kansas City (os primeiros a abrigar o grupo) até clubes europeus e estádios argentinos. O Brasil, infelizmente, fica fora do registro.

São 32 performances, com a banda em suas diferentes formações. Além dos fundadores Johnny (guitarra), Joey (vocal), Dee Dee (baixo) e Tommy (bateria), os outros Ramones - Marky (que assumiu a bateria de 1978 a 1983 e depois de 1987 até o final), C-Jay (que substituiu Dee Dee no baixo em 1989) e Richie (bateria de 1983 a 1987) - marcam presença.

Se os discos do grupo são fundamentais para entender a história do rock e da música pop em geral, é nos shows que se compreende a vitalidade punk da banda, que garantiu seus 22 anos de carreira. Suas músicas simples e curtas, com levadas e melodias pop, ficam muito mais rápidas e sujas ao vivo.

E a performance do grupo no palco acompanha a crueza do som: eles quase não interagem, e cada um tem um estilo distinto. Joey é o mais soturno e introspectivo; Dee Dee faz o gênero doidão; Johnny está sempre concentrado e furioso, enquanto Tommy e depois Marky permanecem escondidos atrás da bateria. Durante os shows, eles trocam poucas palavras com a platéia, emendando uma música na outra após os habituais "one, two, three, four".

Além dos shows, o DVD tem vários extras curiosos, um prato cheio para os fãs e um ótimo aperitivo para os iniciantes.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home