RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 25 de março de 2008

Quem tem razão na 'guerra dos aeroportos'?


Brasileiros não admitidos na Espanha desembarcam em São Paulo
(Folha Imagem)

Uma questão de sensibilidade

Matéria do El País

Em 2007, 24.300 estrangeiros não cumpriram algum dos requisitos que se exigem para entrar na Espanha e foram enviados de volta a seus países de origem. 3.000 eram brasileiros. Uma proporção considerável em termos absolutos, mas não tão exagerada se levarmos em conta que a chegada de brasileiros à Espanha tem aumentado exponencialmente nos últimos seis anos.

A quantidade de brasileiros que viajam para a Espanha é, no entanto, pequena, apenas 90 mil pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2007. Porém, esta cifra demonstra um aumento de 324% desde 2001. E os números continuam crescendo. Diariamente, 800 brasileiros aterrisam na Espanha nos 12 vôos que ligam o país com o Brasil.

Este aumento de chegadas é, segundo fontes policiais, a única razão de se ter multiplicado o número de expulsões. Isso tem causado um mal-estar no governo brasileiro, que está aplicando medidas similares para acalmar uma opinião pública inflamada pelos meios de comunicação.

"No segundo semestre de 2006, a média de brasileiros retornados era de uns 20 por mês. Em fevereiro passado foram 536. Os números são suficientemente eloqüentes para mostrar que houve uma mudança na aplicação das regras", explica uma fonte da embaixada brasileira em Madri.

"Não queremos que se deixe passar imigrantes ilegais brasileiros, porém toda regra tem uma margem de aplicação, mais ou menos rigorosa, que se pode aplicar com maior ou menor sensibilidade. O que vamos exigir é essa maior sensibilidade, para que os problemas ocorridos até agora não se repitam".

Título, tradução e edição do RA.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home