RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 31 de março de 2008

Piores presidentes dos EUA não tiveram amantes


Foto Vogue

Em uma entrevista à Folha na semana passada, o jornalista e escritor americano Gay Talese falou sobre o escândalo que derrubou o governador de Nova York, Eliot Spitzer, acusado de fazer uso de uma rede de prostituição. Talese comemorou a renúncia de Spitzer, "um moralista que defendia o fechamento de bordéis, mas pagava altas somas a prostitutas por favores sexuais".

Para o autor de "A Mulher do Próximo" e "Fama e Anonimato", este episódio atesta que o moralismo americano não mudou, ao contrário da mídia que, de alguns anos para cá, passou a investigar a vida íntima dos políticos, algo impensável na era Kennedy, por exemplo.

"John Kennedy foi presidente dos Estados Unidos e teve muitos casos, mas ninguém escrevia sobre sua vida sexual. Havia rumores, mas isso nunca foi conhecido, como foi com Bill Clinton, ou agora, com o governador de Nova York", disse Talese, por telefone, à repórter da Folha. Abaixo, alguns trechos da entrevista:

FOLHA - Os eleitores levam em conta o comportamento sexual do candidato?
TALESE - Não acho que faz diferença nenhuma desde que não se relacione com seu trabalho. John Kennedy foi um presidente muito bom e tinha amantes. Bob Kennedy, seu irmão, tinha amantes. Eram casados e tinham amantes. Lyndon Johnson tinha amantes. Eisenhower. Todos nossos bons presidentes tinham amantes. O presidente Richard Nixon não tinha amantes e foi um presidente ruim. Esse cara, George W. Bush, é um presidente ruim. E não tem amantes. Entende? Bill Clinton foi muito bom e teve. Os piores presidentes são os que não tiveram amantes. Nixon foi o pior de todos os tempos. E Bush é o segundo pior. Se Bush tivesse amantes, talvez não estaria matando tanta gente no Iraque e tendo essa politica de destruir a vida de tanta gente.

FOLHA - O senhor quer dizer que, se a vida sexual de Bush fosse menos comportada, seu governo seria melhor?
TALESE - Não digo que seria melhor, mas quando você olha... Os bons presidentes não eram pessoas que se "comportavam" sexualmente. Martin Luther King tinha muitas amantes. Matin Luther King! Nós temos um feriado para ele, ele é um herói nacional. E tinha muitas amantes. Muitas. Ele era um cara mau? Não, não era.

FOLHA - Mas por que o governador renunciou, se as pessoas não se importam tanto assim?
TALESE - A mídia faz as pessoas se importarem, porque repete, repete, repete e repete a história. Fica batendo até a morte. A mídia quer manter a história. Acho que é bom que Spitizer tenha sido exposto como hipócrita, porque é. Já Bush não é um hipócrita sexual, mas é hipócrita em várias outras formas.

FOLHA - Em que formas?
TALESE - Ele diz que estamos tentando levar democracia para o mundo. E não estamos. Estamos invadindo o mundo, forçando eles (outros países) a se ajustarem a nossa política. A administração de Bush critica os chineses em direitos humanos, e nós invadimos os países de outras pessoas e levamos atrocidades para esses países. Não estamos em uma posição em que podemos dizer que somos melhores que os outros. Somos piores, de certo modo.

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

Share

1 Comments:

At 19/2/16 11:37, Blogger Unknown said...

TALESE COMO SEMPRE ARGUTO E SENSATO. E DANDY TB COMO SEMMPRE

 

Postar um comentário

<< Home