RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 24 de março de 2008

O magnata mais jovem do mundo



Do UOL Notícias

Ele vive num apartamento de um quarto com um colchão no chão e veste camiseta e sandálias, mas, aos 23 anos, o americano Mark Zuckerberg é o mais jovem magnata do mundo, graças a seu site de relacionamentos Facebook, avaliado em 1,5 bihão de dólares.

Muitos milionários levam toda uma vida para construir fortuna, mas para Zuckerberg foram necessários apenas quatro anos. Tudo começou em fevereiro de 2004, quando ele lançou junto com alguns colegas da Universidade de Harvard um novo site para se fazer amigos na internet.

Nesta semana, Mark Zuckerberg entrou para o exclusivo rol de 1.125 magnatas do mundo que possuem mais de um bilhão de dólares, segundo uma lista estabelecida pela revista financeira americana Forbes, na qual ele ocupa o 785º lugar.

Segundo a Forbes, o guru dos investimentos dos Estados Unidos Warren Buffett é o homem mais rico do mundo, passando o magnata mexicano das telecomunicações Carlos Slim e o americano Bill Gates, fundador da Microsoft.

Conhecido pela aparência desleixada, sempre de camiseta e sandálias, longe dos tradicionais terno e gravata dos empresários de megacorporações, Zuckerberg foi apelidado de "o novo príncipe da internet" pelo site especializado Valleywag.

"Ele é atualmente o magnata mais jovem do mundo e acreditamos que também seja o mais jovem a ter construído sua própria fortuna", disse o editor da Forbes, Matthew Miller.

Para avaliar a fortuna de Zuckerberg em 1,5 bilhão de dólares, a Forbes se baseou em uma prudente estimativa de 5 bilhões de dólares como sendo o atual valor do Facebook, considerando que o jovem possui 30% da empresa.

Nascido em 1984 em uma familia judia de Dobbs Ferry, no estado de Nova York, Zuckerberg começou a programar computadoras aos doze anos, antes de entrar no Universidade de Harvard em 2002.

Aos 19 anos, lançou o Facebook junto com vários colegas em um computador instalado no dormitório universitário. O objetivo era socializar com os outros alunos, e em duas semanas dois terços dos estudantes de Harvard haviam aderido ao novo site.

O Facebook logo se espalhou para outras instituições de ensino americanas: a Universidade de Boston, o MIT, Stanford, Columbia, Yale, Princeton, até conquistar boa parte da rede universitária dos Estados Unidos.

Em poucos meses, Zuckerberg se mudou para Palo Alto, na Califórnia, abriu um escritório e não apareceu mais para as aulas em Harvard.

Dois anos depois, o Facebook se tornou um sucesso mundial, com 64 milhões de usuários e seu fundador transformado no magnata mais jovem do planeta.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home