RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 25 de março de 2008

Cataratas do Iguaçu se mudam para Curitiba

Acabo de ler a seguinte manchete na janela do Portal G1 aqui do lado:

"Falta de chuva diminui nível de cataratas em Curitiba"

No texto que descreve o "fenômeno", o repórter informa que "a chuva dos últimos dias na cabeceira do Rio Iguaçu, na região de Curitiba, não foi suficiente para alterar a vazão do rio, que tem registrado volume abaixo da média considerada normal." Mais adiante, ficamos sabendo que "quem visita as cataratas percebe que a vazão está menor, mas isso não tira a beleza do lugar. Os turistas acabam registrando em fotos a nova paisagem."

Muito bem. Nosso amigo - ou nossa amiga - repórter só não levou em conta que as famosíssimas Cataratas do Iguaçu ficam, na verdade, próximas da cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo oeste do estado do Paraná, a 640 quilômetros da capital Curitiba. É um caso típico de quanto mais se tenta justificar o erro, pior ele fica.

Mais uma: Caramba, o que está havendo hoje com o pessoal do G1? Vejam esta manchete: "Vítima morre com tiro na cabeça no bairro da Liberdade". Ora, só usamos o termo "vítima" quando já informamos que uma pessoa foi assaltada, ferida, assassinada, etc. A partir daí, ela se torna uma vítima. Antes disso, é um homem, uma mulher, uma criança, um idoso, etc. Por isso, a manchete correta deveria ser "uma pessoa (homem, mulher, criança, idoso) morre com tiro na cabeça..." Em seguida, poderíamos escrever "vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros", como foi feito na reportagem.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home