RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 21 de agosto de 2007

'Favela é melhor que Barra'

Do Estadão

O fascínio pelas favelas brasileiras nasceu dos relatos - em livros - do Favela-Bairro, projeto lançado pela prefeitura do Rio há 12 anos. Christian Werthmann, professor da pós-graduação em Arquitetura na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Gareth Doherty, aluno do doutorado, conheceram cinco favelas do Rio na semana passada. Tiraram centenas de fotos, cruzaram com traficantes de drogas armados, conversaram com moradores, arquitetos da prefeitura e percorreram becos e ruelas para ver se os projetos descritos nos livros funcionam.

Saíram impressionados com o que pode ser feito. O professor dirige um projeto em Harvard para estudo das favelas da América do Sul e América Central. Em fevereiro, as favelas serão tema de uma exposição no Departamento de Arquitetura de Harvard. Na favela, os dois se espantaram com a estética do puxadinho e elogiaram as soluções para construção de calçadas e caminhos. "A favela, como bairro, é muito melhor do que a Barra da Tijuca." Werthmann detestou o bairro de classe média cheio de condomínios auto-suficientes.

- Tem algo errado num bairro que, sendo daquele jeito, sem conexão dos prédios com a rua, tem tantos problemas sociais. Miami ainda é melhor. Lá os prédios são mais próximos.

Enviado pelo ex-Blog do Cesar Maia.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home