RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 26 de junho de 2007

Jornais argentinos comentam nossas crises

Matéria da BBC Brasil

"Aeroportos do Brasil estão fora de controle"

O Brasil viveu na segunda-feira um dia próprio do filme "Apertem os Cintos - O Piloto Sumiu", com os aeroportos do país fora de controle, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário argentino La Nación.

"Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenava à força aérea que pusesse 'a casa em ordem' e dobrasse os controladores de vôo insubordinados, o aeroporto do Rio de Janeiro ficou paralisado por um tiroteio entre traficantes, e em São Paulo dois aviões chocaram suas asas quando estavam em terra", relata a reportagem.

O jornal observa que "o sistema de aviação civil do Brasil vive uma situação caótica há nove meses, com atrasos e cancelamentos de vôos devido a exigências sindicais dos controladores - sob supervisão militar - e falhas técnicas em radares, computadores e sistemas de comunicação".

A reportagem relata que, em seu programa semanal de rádio, Café com o presidente, Lula disse ter ordenado ao comando da aeronáutica "colocar a casa em ordem" e que o sistema de aviação civil brasileiro é "seguro".

"Mas enquanto as palavras de Lula eram emitidas pelo rádio, os dois principais aeroportos do país viviam sua própria realidade", afirma o jornal.

"Corrupción nao tem fim"

Assim, misturando espanhol e português, outro jornal argentino - Página/12 - relata nesta terça-feira o novo capítulo nos escândalos de corrupção no Brasil, com as acusações contra o senador Joaquim Roriz, ex-governador de Brasília.

"Correligionário de outro parlamentar acusado de corrupção, Renan Calheiros, presidente do Senado, Roriz também pode ser processado por violação da ética parlamentar", comenta o jornal.

A reportagem afirma que "a julgar pelos indícios disponíveis, a situação de Roriz é mais comprometida que a de Calheiros, que na semana passada não conseguiu que seus pares o absolvessem".

"Roriz foi pego por escutas policiais quando negociava com um cúmplice, o ex-presidente do Banco Regional de Brasília Tarcísio Franklin de Moura, atualmente em liberdade condicional, a divisão de US$ 1,1 milhão de origem desconhecida", relata o jornal.

Para a reportagem, o novo escândalo não afeta diretamente o presidente Lula, mas estremece a articulação do governo no Congresso, já que tanto Calheiros quanto Roriz pertencem ao PMDB, principal partido aliado do presidente em seu segundo mandato.

"O PMDB, além disso, é o maior partido dentro do Congresso nacional. Isto significa que sua participação na base aliada de Lula é essencial para levar adiante a agenda legislativa do Palácio do Planalto", afirma o jornal.

Share

1 Comments:

At 26/6/07 11:13, Anonymous Anônimo said...

Veja só, Otacílio, como nossos vizinhos estão preocupados conosco.
Afinal eles sabem que qualquer debacle (ops) no nosso sistema levará prejuizos aos paízes vizinhos. Só nossos Congressistas não sabem (ou não querem saber)disso. Lamentável! Ou como diria um reporter nosso conhecido: É uma vergooonha!
Abração.

 

Postar um comentário

<< Home