RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Sarney censura blog no Amapá

Publicado no Blog da Cora

O senador José Sarney é tão querido pelo povo do seu estado, o Maranhão, que se elege pelo... Amapá! Ou - Deus é grande - se elegia. Pois acaba de dar um tiro e tanto no pé: pediu, e a justiça eleitoral do estado lhe concedeu, a retirada de seis posts do blog de Alcinéa Cavalcante, respeitada jornalista e blogueira amapaense. Muito solícito, o UOL nem esperou que ela retirasse os posts do ar, e cassou-lhe o blog.

O "crime" de Alcinéa? Simplesmente o fato de ter fotografado e publicado em seu blog uma charge vista num muro. Pois bem, este blog se junta à enorme rede que decidiu republicar a charge e desafiar o coronel maranhense.

A irmã de Alcinéa, Alcilene, também tinha um blog, também retirado do ar pela jurássica atitude do PMDB. Mas Alcinéa é dura na queda e já está com um novo blog. A truculência de que foi vítima está correndo mundo em blogs, fotologs, flickrs, emails...

Esta é a beleza da internet: pela primeira vez na História, um cidadão comum pode gritar tão alto quanto os poderosos. Ainda que Sarney consiga encontrar um meio de calar de vez a valente Alcinéa, como fará para calar as centenas de blogs que, a essa altura, reproduzem seus posts? Como poderá impedir a circulação dos milhares de emails que comunicam a meio mundo como se porta um dos próceres da república?

O problema do senador é que ele acha que o Amapá fica no fim do mundo e que lá ele pode se portar, hoje, como se portava no Maranhão há 50 anos. Mas aprenda, senador, e se possível ensine também a seu dileto discípulo* do Planalto: lugar nenhum fica mais no fim do mundo quando há um telefone, um computador e uma voz disposta a denunciar arbitrariedades.

* Vale lembrar que José Sarney é o grande conselheiro espiritual de Lula. Diga-me com quem andas...

Share

3 Comments:

At 4/9/06 11:00, Anonymous Anônimo said...

Grande Otacilio!
Gostei da sua volta às lides "blogueiras")ou "bloguistas"?)e recomeçou bem, repassando a expressiva e verdadeira charge lá no Amapá. O retratado não gostou, mas, como no ditado "Cada povo tem o governo que merece", qualquer retratado tem a charge que merece.
Bem vindo de volta, Otacílio.
Um abração.

 
At 4/9/06 14:59, Anonymous Anônimo said...

Isso, isso, isso!!! Aos poucos, vamos retomando o antigo e frenético (no bom sentido) ritmo do RA. Quanto ao bigode maranhense, o homem anda tão bravo que parece ter sido picado por marimbondos de fogo. Outro abração!

 
At 6/9/06 10:07, Anonymous Anônimo said...

Bem lembrado: por seu próprio veneno, os marimbondos de fogo. Afinal, quem semeia vento nunca colherá bonança.

 

Postar um comentário

<< Home