RA completa 13 anos no AR

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Os companheiros de Lula

Trecho de matéria publicada no Blog do Josias

Lula decidiu patrocinar uma manobra de última hora para tentar atrair para sua chapa nas eleições presidenciais deste ano um candidato a vice do PMDB. Em articulação com peemedebistas ligados ao governo, o presidente age para melar as prévias do PMDB, marcadas para 19 de março.

A estratégia para minar a escolha de um candidato do PMDB à sucessão presidêncial contempla várias alternativas: do simples esvaziamento das prévias ao ajuizamento de ações judiciais pedindo a anulação do encontro, que se destina à escolha de um entre os dois pré-candidatos do PMDB já inscritos para a disputa: o governador gaúcho Germano Rigotto e o ex-governador fluminense Antony Garotinho.

O principal interlocutor de Lula no PMDB é o presidente do Congresso, Renan Calheiros (AL). Auxiliado pelo senador José Sarney (PMDB-AP), Renan tentou o quanto pôde evitar as prévias. Foi vencido. Parecia conformado. Porém, o crescimento de Lula nas pesquisas animou-o a arregaçar de novo as mangas.

Depois de um encontro reservado que manteve com Lula, Renan voltou a conspirar contra as prévias. Além de Sarney, é auxiliado agora por Ney Suassuna (PMDB-PB), no Senado, e por Jader Barbalho (PMDB-PA), na Câmara.

Pitaco do RA: Um petista que estivesse em estado de coma desde o final do século passado e acordasse hoje, teria absoluta certeza de estar completamente maluco se lesse o post acima. O Lula, fundador do Partido dos Trabalhadores, que dizia que no Congresso só tinha picaretas (300, pelo menos), tem agora como aliados em seu governo o Sarney, o Renan Calheiros, o Suassuna e (Deus me livre e guarde!!) o Jader Barbalho? Não, vocês não querem que eu volte! Doutor, por favor, providencie para que eu acorde só daqui a 10 anos. No mínimo!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home