RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Os erros da Folha

Do site Comunique-se

"A 'Folha' cometeu uma média diária de 0,80 erro por coluna de texto, quase cinco erros por página, um total de aproximadamente 150 erros por dia". A afirmação é do ombudsman do jornal Folha de S.Paulo, Marcelo Beraba, em sua análise publicada na edição do dia 18/12. A íntegra do texto está disponível no site do jornal, mas só para assinantes.

No texto intitulado "Em bom português", Marcelo Beraba, analisa o aumento de erros e reproduz trecho da carta de uma leitora que afirma: "Já deu até para se acostumar com tamanhas barbaridades, mas (...) foi difícil engolir a palavra acento designando o assento de uma cadeira."

Segundo o ombudsman, "o jornal teve uma média diária de 0,62 erro por coluna em 2003, quase quatro erros por página. No início de 2004, o Programa de Qualidade definiu uma meta aceitável de até 0,52 erro diário por coluna de texto. O primeiro semestre fechou com uma média igual à de 2003, 0,62. Em julho, ocorreram os cortes na Folha que reduziram as equipes. No final do ano, a média do segundo semestre foi de 0,65 erro por coluna.

Diante das dificuldades provocadas pelos cortes e devido à redução da equipe de Qualidade, o jornal suspendeu a definição de metas para 2005. Os erros continuaram a crescer. Em janeiro, a média diária deu um salto para 0,82 (cerca de cinco erros por página) e o primeiro semestre terminou com uma média de 0,71. Em julho e agosto, esse índice foi de 0,78, em setembro, pulou para 0,84 e em outubro, ficou em 0,83. Em novembro, houve uma queda para 0,76 (-9% em relação a outubro), mas ainda assim é um índice muito alto.

Onde mais se erra é nas editorias diárias. Elas estão com equipes menores e com fechamentos mais complicados, o que aumenta a possibilidade de erros. Mesmo a Primeira Página, principal vitrine do jornal, tem um índice relativamente alto: 0,27 erro em novembro e 0,25 no semestre."

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home