RA completa 13 anos no AR

terça-feira, 8 de novembro de 2005

PT entra na Justiça contra revista Veja

Do site O Jornalista

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou ontem (7/11), com uma ação ordinária de reparação por danos imateriais contra a Editora Abril, empresa responsável pela publicação da revista Veja. A ação, que foi ajuizada no Fórum Distrital de Pinheiros, em São Paulo, sustenta que, de janeiro deste ano até hoje, a revista Veja vem repetindo capas que ofendem a imagem e o nome do PT e que não têm apoio na realidade dos fatos.

Segundo o PT, o processo cita oito capas da publicação que tentam marcar a imagem e nome do PT como partido composto de quadros incompetentes ou corruptos. São elas:

- Edição nº 1889, de 26/01/05 - "O PT deixou o Brasil mais burro?";

- Edição nº 1896, de 16/03/05 - " Tentáculos das Farcs no Brasil";

- Edição nº 1906, de 25/05/05 - "Corrupção" - Estamos perdendo a guerra contra essa praga"; "O Pavor da CPI - Delúbio Soares e Sílvio Pereira, operadores do PT, não escapariam da investigação";

- Edição nº 1908, de 08/06/05 - "Corrupção - Amazônia à venda" - "Petistas presos aceitavam a propina de madeireiras que devastavam a floresta";

- Edição nº 1909, de 15/06/2005 - Quem mais? - Com uma CPI instalada a outra a caminho, a pergunta agora é qual será o rosto do próximo escândalo";

- Edição nº 1923, de 21/09/05 - "...Era vidro e se quebrou - A história de uma tragédia política";

- Edição nº 1927, de 19/10/05 - "Um fantasma assombra o PT";

- Edição nº 1929, de 02/11/05 - "Os dólares de Cuba para a campanha de Lula".

Na ação, o PT argumenta contra cada uma das capas e alega que, de forma sucessiva, elas "constituem um robusto conjunto de ofensas (...) claramente destinadas a grafar negativamente a imagem do partido e seus militantes, sem apego concreto com a realidade fática contida nas respectivas matérias insertas no corpo das revistas".

O texto da ação ressalta, ainda, que é incalculável o poder de disseminação dos danos causados pelas referidas capas, uma vez que, além dos leitores e dos assinantes, a revista é reproduzida livremente em jornais, rádios, televisões, sites da internet e demais meios de comunicação.

De acordo com o departamento jurídico do PT, o valor da indenização pretendida pelos danos morais causados deverá ser arbitrado pela Justiça.

Fonte: PT

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home