RA completa 13 anos no AR

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Porto Real é o município mais rico do estado

Do Globo Online

O Estado do Rio tem seis das dez maiores rendas per capita do Brasil, segundo a pesquisa sobre Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas geradas ao longo de um ano) dos municípios em 2003 divulgada pelo IBGE na última sexta-feira. Graças ao petróleo, a pequena Carapebus, com 10 mil habitantes, apenas oito pessoas trabalhando na indústria e uma agência bancária, tem uma renda de R$ 151 mil anuais por habitante. É 11 vezes o PIB per capita de São Paulo, maior cidade do país.

Mas um levantamento da Universidade Candido Mendes mostra que os líderes no ranking do Rio aparecem na lanterninha em outros indicadores de atividade econômica, como arrecadação tributária. E também perdem posição quando se exclui, do PIB per capita, a riqueza do petróleo.

Carapebus, por exemplo, quinto maior PIB per capita do Brasil, fica na 465ª posição quando o critério é receita tributária por residente, ou seja, os impostos arrecadados na própria cidade. Entre 5.014 municípios do país para os quais há dados sobre ISS — tributo que incide sobre serviços e é uma referência para a renda que circula na economia — a cidade é a 724ª na arrecadação per capita.

A Fundação Cide calcula outro modelo de PIB per capita para as cidades do Rio, excluindo a produção da Bacia de Campos. Sem o petróleo, Quissamã cai da primeira para a 18ª posição no ranking das rendas per capita fluminenses, segundo levantamento da Ucam/Cidades. O primeiro lugar é abocanhado por Porto Real, com R$ 98 mil por habitante, graças à fábrica da PSA Peugeot Citröen.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home