RA completa 13 anos no AR

domingo, 13 de novembro de 2005

Internet prejudica imprensa convencional nos EUA

Da Agência EFE

O uso crescente da Internet e a aparente incapacidade de reação dos jornais convencionais vêm tornando difícil a vida da imprensa dos Estados Unidos, que se prepara para viver em 2005 o pior ano desde a recessão de 2001.

A circulação diária em 700 jornais americanos caiu 2,6% entre abril e setembro segundo informações oficiais, o que confirma a progressiva perda de leitores nos últimos anos.

Segundo observadores, os jovens de entre 18 e 34 anos são os responsáveis pelas dores de cabeça imprensa tradicional, ao terem emigrado em direção à Internet por estarem insatisfeitos com jornais que não acompanham o seu ritmo.

E é por isso que a última edição da revista Columbia Journalism pergunta: "Quantas das notícias que aparecem hoje na manchete de seu jornal fazem referência a eventos sobre os quais a média dos leitores já leu? O senhor gostaria de ler esse jornal?".

O magnata da mídia Rupert Murdoch disse durante um discurso na reunião anual da Associação Americana de Editores de Jornais (ASNE, em inglês), no último mês de abril, que os jovens querem "notícias constantemente atualizadas, querem um ponto de vista. Não só buscam saber o que aconteceu, mas o porquê".

Mas os periódicos não souberam ainda adaptar-se aos novos tempos, o que fez com que Andrew Gowers, ex-diretor do jornal britânico Financial Times, comparasse esta semana a imprensa escrita a uma fonográfica especializada em discos de vinil.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home