RA completa 13 anos no AR

sábado, 12 de novembro de 2005

Confiança em Bush e Cheney cai, aponta pesquisa

Da agência France Presse, em Washington

A confiança dos americanos no presidente George W. Bush e no vice Dick Cheney está caindo, mostrou neste sábado uma pesquisa da revista "Newsweek".

Entre os entrevistados, 58% desaprovam a gestão de Bush, contra 53% do levantamento anterior, feito em 29 e 30 de setembro de 2005. Entretanto, 42% concordam com os adjetivos "honesto e ético" para Bush. Já para Cheney, este índice está em 29%.

Além disso, 52% dos entrevistados acreditam que Cheney ajudou a encobrir a investigação sobre o vazamento à imprensa da identidade da agente secreta da CIA, Valerie Plame. O ex-chefe de gabinete de Cheney, Lewis "Scooter" Libby, foi acusado judicialmente neste caso.

Com relação à atitude da administração Bush no caso Plame, 54% dizem que não houve ética e 45% acreditam que alguém do governo desacatou a lei, indicou a revista americana.

Das pessoas consultadas pela revista, 52% concordam que Cheney distorceu deliberadamente informações de inteligência na elaboração de argumentos para justificar a guerra contra o Iraque. Neste sentido, 65% desaprovam o modo como Bush está conduzindo a situação no Iraque.

No total, 68% dos americanos estão insatisfeitos com a situação geral dos Estados Unidos, contra apenas 26% que manifestaram satisfação.

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro, com 1.002 adultos, e tem margem de erro de quatro pontos percentuais.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home