RA completa 13 anos no AR

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Chavecito é a novidade do natal na Venezuela

Do site El Tiempo

O presidente venezuelano já é um produto de massas, e não apenas simbolicamente. Um boneco com a sua figura, feito na China, está sendo vendido a 60 mil bolívares (pouco mais de 30 dólares) no Centro Comercial Sambil, o maior de Caracas e, também, através da Internet, pela metade do preço.

O boneco é feito de plástico, tipo Barbie, ou melhor, tipo Ken, o tradicional companheiro da glamurosa boneca. Tem 51 cm de altura e vem com duas apresentações, traje militar ou a clássica camisa vermelha que Chávez utiliza nas transmissões do programa "Alô, Presidente".

Douglas Bustamante, dono da loja Funny Candy, disse que, pela aceitação do público, trata-se de "um boneco de impacto, já que, em apenas uma semana, foram vendidas setenta unidades".

Ainda que estilizado como Ken, o Chavecito, como foi batizado, tem as características próprias do presidente venezuelano, inclusive, sua pele morena. Em ambas as versões - que funcionam com duas pilhas AA - o boneco vem com a boina vermelha, símbolo do movimento revolucionário de Chávez.

Além disso, Chavecito também fala: basta apertar um botão localizado nas costas para que o boneco diga três vezes uma frase emblemática dos discursos do presidente: "Eu cheguei aqui para fazer todo o humanamente possível para ser útil ao povo venezuelano no seu sonho, na sua esperança e no seu empenho de ser livre e igual".

Pitaco do RA: Chávez não é o primeiro presidente a ser homenageado com um boneco. Antes dele, Álvaro Uribe (presidente da Colômbia) teve o seu Uribito lançado em fevereiro deste ano. Logo depois, foi a vez de George W. Bush ganhar também o seu boneco. Imaginem se essa onda chega até aqui... Lulito??? Tô fora!

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home