RA completa 13 anos no AR

sábado, 12 de novembro de 2005

"Antes, quebraria a câmera em sua cabeça"

Por Eduardo Ohata, da Folha Online

Mike Tyson diz não se arrepender de ter se envolvido no episódio no qual é acusado por um cinegrafista de agressão. Ressalta estar "feliz por isso não ter acontecido há três, quatro anos atrás, pois teria quebrado a câmera em sua cabeça".

Folha - Você acha que, como figura pública, deve mesmo ser tão agressivo (com os jornalistas)?

Mike Tyson - Isso é besteira.

Folha - É difícil entender o fato de você afirmar que não é feliz. Você é um ex-campeão mundial, não deveria se orgulhar? Muita gente gostaria de ser como vocês.

Tyson - Ser como nós? Nós pesos-pesados somos idiotas. Nosso fim? Acabamos falidos, esquecidos, sem o respeito de ninguém, sem amor. Veja o caso de grandes lutadores, como John L. Sullivan, Sonny Liston e outros que ao morrerem pobres, não tinham o respeito de ninguém... Pessoas como você (com estudo) é que tiram vantagem de nós. Não amo mais ninguém, tiraram meus filhos. Você se aproxima de mulheres que dizem que o amam, mas só pensam em si mesmas.

Folha - E seus filhos?

Tyson - Eles são maravilhosos. Não quero que meus filhos sejam como eu. Não quero que brutalizem ninguém, que foi o que aconteceu comigo. Quando era pequeno os maiores costumavam encher meu saco. Usei óculos durante um período. Eles faziam assim (tira os óculos do repórter) e jogavam em um cano. Foi aí que meu interesse pelo boxe nasceu. Via aqueles caras na TV, como Ali, e dizia para mim mesmo que queria ser como eles.

Folha - O que você acha de sua ex-mulher, Robin Givens?

Tyson - Não a amo mais. Mas, mesmo com 40 anos, ela ainda é linda. Foi interessante fazer sexo com ela, ela era diferente.

Folha - Você não se sente feliz por ter unificado o título dos pesados? É um feito para poucos.

Tyson - Não me importa. As pessoas não me amam, não tenho lugar para ir, (nós ex-campeões) acabamos virando um pedaço de merda. Pessoas às vezes gostam de você por qualidades que você próprio odeia. (Aponta para o abdômen, por sobre a camisa, no local onde está a tatuagem de Che Guevara). Ele tinha problemas de saúde, asma. Em certo ponto quase não podia caminhar, mas perseverava, tinha força de vontade e não podia ser detido. E esse homem foi o pai do terrorismo. Você é descendente de quê?

Folha - Japoneses.

Tyson - (Segura a mão do repórter) o imperador do Japão na época da Segunda Guerra Mundial tinha muita personalidade e determinação. Porém ele era diabólico, ambicioso. Vê? Para mim, um grande homem é aquele que busca a paz, não toma vantagem de ninguém, tem responsabilidade e cria sua família e que faz aos outros o que deseja para si próprio. Você é gay ou hetero?

Folha - Hetero.

Tyson - Solteiro, casado, filhos?

Folha - Não, mas quero ter.

Tyson - Então terá a chance de mostrar que é um bom homem, criando bem seus filhos.

Folha - Posso insistir em uma questão?

Tyson - A entrevista é sua.

Folha - Você tinha os cinturões, as mulheres que queria, dinheiro. Não tem orgulho disso?

Tyson - Você disse bem. Tinha tudo isso. Vocês vivem no passado. Não faça isso, mova para o futuro, ou o futuro vai destruí-lo.

Folha - E quando você começou a viver no futuro?

Tyson - Há pouco tempo, há alguns dias. Ou melhor, há alguns meses, no máximo.

Folha - Na quarta, você ameaçou me atacar se eu me aproximasse...

Tyson - Se você tivesse dado mais um passo, teria socado você. Seja sincero, se eu fosse um cara gentil, que atendesse vocês a todo momento, vocês respeitariam meus momentos de privacidade? Diga... Respeito vem do medo e da dor, não do amor. Essa fórmula foi bem sucedida para mim. E é o que usaram comigo...

Folha - Tyson, está arrependido do episódio com o cinegrafista na madrugada de anteontem?

Tyson - Não me arrependo. Estou é feliz por isso não ter acontecido quatro anos antes, quando era quatro anos mais idiota. Há quatro, três anos, teria arrebentado a câmera na cabeça dele.

Folha - Disseram que você leu muito na prisão, mas você seguiu com (o promotor) Don King, a quem acusa de tê-lo roubado.

Tyson - Na prisão havia duas coisas para fazer, masturbação e leitura. Era jovem, como poderia saber o que era certo ou errado? Na minha infância, quando pedia algo para alguém, gritavam, "vai se f...". Com Don King, ele fazia assim (entrega um pedaço de papel em branco para a reportagem e pede para assinar, o que é feito). Aí me dava tudo o que queria na hora. Como poderia não gostar disso? Não responsabilizo King pelo que ocorreu comigo. Foi tudo culpa minha. Os lutadores dependem de outras pessoas. Depositamos nossa confiança em pessoas que não confiam na gente.

Folha - O que vê em seu futuro?

Tyson - Morrer. É o que acontece com todos. Mudando de assunto, qual seu signo?

Folha - Virgem. Você acredita em horóscopo?

Tyson - Sou de câncer.

Folha - A sua derrota para o peso-pesado branco (que têm histórico muito inferior ao dos negros) Kevin McBride virou motivo de piada...

Tyson - Isso me pareceu um pouco racista. Você é? Eu, que sou negro, é que deveria atacar os brancos, mas não tenho um pingo de racismo em meus ossos. A habilidade não depende de cor. Se bem que não sou mais um menino. Não consigo fazer coisas que fazia antes. Não tenho mais o coração, o estômago para isso (lutar). A luta só me prejudicou, trouxe vícios.

Folha - Muita gente diz que, como campeão, você tem de se lembrar do que simboliza, da influência que tem na vida das pessoas. Afirmam que, sem saber, você inspirou algumas pessoas a melhorar de vida.

Tyson - Sou um cara legal. Nunca estuprei ninguém (nunca admitiu ter estuprado Desiree Washington). Nunca matei. É só que às vezes quero ficar sozinho, por isso perco a paciência. (Visivelmente emocionado) você tem de ir agora. Vá. E se você disser algo disso (ficou com os olhos vermelhos) para alguém, mato você da próxima vez que o encontrar.

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home