RA completa 13 anos no AR

quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Algum progresso haverá

Comentário da cientista política Lucia Hippolito na CBN:

"Foi dada a partida. Depois de semanas de mais do mesmo, ou seja, depois de semanas de Roberto Jefferson e Marcos Valério dominando a cena, finalmente parece que as investigações começam a romper este círculo de giz.

Hoje, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo contra o deputado José Dirceu e o líder do PL na Câmara, deputado Sandro Mabel.

A disposição dos dois não parece ser a de renunciar, o que significa que teremos alguns meses de processo antes da votação no Conselho de Ética e depois a votação em plenário.

Ainda no círculo mais próximo do deputado José Dirceu, dois importantes assessores dele na Casa Civil vão depor nas CPIs. O inesquecível Waldomiro Diniz vai para a CPI dos Bingos, carinhosamente rebatizada de CPI do Waldomiro. Já Marcelo Sereno vai para a CPI dos Correios, cujas investigações chegam agora aos fundos de pensão das empresas estatais.

Aliás, falando em fundos de pensão, a CPI dos Correios decidiu ouvir também o ex-ministro Luiz Gushiken e seu assessor Marcos Flora. Segundo quem entende do assunto, Gushiken é hoje o brasileiro que melhor conhece os mecanismos de funcionamento dos fundos de pensão. Por isso, seu depoimento poderá ser muito esclarecedor.

Mas o ex-ministro entende também de outro assunto que está na ordem do dia: as relações entre as agências de publicidade e o governo federal e todas as suas empresas.

Depondo na CPI do Mensalão, o publicitário Marcos Valério começou a expor o mapa da mina, isto é, mostrou como uma agência de publicidade trabalha para campanhas políticas e depois é recompensada com gordas contas de órgãos da administração pública.

Não sei se todas estas investigações terminarão exatamente como a sociedade brasileira espera, isto é, com a exposição pública e a punição exemplar de todos os culpados. Talvez seja sonhar alto demais. Mas se conseguirmos tapar certos ralos por onde escapa o dinheiro público e se conseguirmos evitar que certos políticos que assaltam o Estado brasileiro voltem ao poder nas eleições do ano que vem, já será um considerável progresso."

Publicado no Blog do Noblat (link nos Favoritos do RA).

Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home